sábado, 30 de julho de 2011

Bushido



Esse é o código de honra dos samurais, o Bushido, no qual tento seguir fielmente porque acredito que ele me fará uma pessoa melhor. É um caminho árduo, mas vale muito a pena. Abaixo irei descrever o que significa cada palavra.


GI - ESPÍRITO DE JUSTIÇA - Ser disciplinado e agir imparcialmente, seguindo o que é certo à luz dos costumes ou de acordo com a justiça.
YU - ESPÍRITO DE CORAGEM - Ser valente e determinado. Fazer o que precisa ser feito, sem hesitação. Jamais deixas as coisas pela metade.
JIN - ESPÍRITO DE COMPAIXÃO - Ser generoso e ama de modo incondicional a natureza e a humanidade. Manter em todos os momentos, e em qualquer lugar, a benevolência na relação com os demais.
REI - ESPÍRITO DE CORTESIA - Ser cortês e polido em todos os momentos e em qualquer lugar. Praticar a cordialidade, de modo a estabelecer vínculos fortes e autênticos. Nunca invejar. Nunca se vangloriar. Nunca se comportar de modo volúvel.
MAKOTO - ESPÍRITO DE RETIDÃO - Ser espontâneo e franco com todos. Agir de modo transparente e sincero. Ser autêntico. Dispensar rótulos e máscaras. Para um samurai, não existe nada pior do que recorrer à inverdade.
MEYIO - ESPÍRITO DE HONRA - Ser digno de consideração pública. Nunca abrir mão da reputação, pois representa o reconhecimento dos talentos e virtudes. Conservar o bom nome da família, empenhando-se para entregá-lo limpo à geração seguinte.
CHUGO - ESPÍRITO DE LEALDADE - Ser fiel à própria consciência. Saber reconhecer e valorizar. Defender com devoção aqueles que fizeram e continuam fazendo parte de sua vida.


O significado de cada palavra foi retirado do livro "Gambaru: O poder do esforço e da perseverança"

Nenhum comentário:

Postar um comentário